Seguidores

sexta-feira, 16 de março de 2012

Preposição e pronome relativo?


Pessoal,

Sempre que há uma oração subordinada adjetiva, há pronome relativo como conector. Lembro que as orações coordenadas e as or. sub. substantivas e adverbiais são SEMPRE ligadas por conjunções coordenativas e subordinativas, respectivamente. 


Quando há pronome relativo, observa-se o verbo à direita e verifica-se a necessidade da preposição de acordo com a regência verbal.

Caso ela exista, coloca-se a preposição ANTES do pronome relativo. 

Veja:
1. A casa _____ que comprei é nova.
Quem compra... compra algo... Precisa de preposição? NÃO!
O pronome relativo não recebe preposição antes dele.
A casa que comprei é nova.  / A casa A QUAL comprei é nova.

2.A pessoa ____ que falei é nova.
Quem fala... fala DA CASA... Precisa de preposição? SIM!
O pronome relativo recebe a preposição antes dele...
A pessoa DE que falei é nova./ A pessoa DE QUEM falei é nova. / A pessoa DA QUAL falei é nova. (DA = CONTRAÇÃO = DE+A)


3.A sala ____ que estou é iluminada.
Quem está... está EM uma sala... Precisa de preposição? SIM!
O pronome relativo recebe a preposição antes dele...
A sala EM que estou é iluminada. / A sala NA QUAL estou é iluminada.
A sala ONDE estou é iluminada. = aqui não há necessidade de preposição, 
pois ONDE = EM QUE.


4.Outros exemplos:

A pessoa COM quem saio é inteligente.
A pessoa COM A QUAL saio é inteligente.
A pessoa COM que saio é inteligente.

A pessoa DE QUEM gosto é inteligente.
A pessoa DE QUE gosto é inteligente.

A sala A QUE vou é iluminada.
A sala AONDE vou é iluminada.
AONDE = A QUE


OBSERVEM O PRONOME CUJO (E VARIAÇÕES):


A sala EM CUJA carteira me localizo é iluminada.
POSSE = carteira DA sala = OK
Quem se localiza... se localiza EM uma sala...


De fato, podemos dizer que o pronome cujo já encerra o «de», porque é equivalente a do qual, da qual. Mas o de em «de cujo» é outro de. Vejamos então:

O pronome cujo pode ser seguido duma preposição, que não tem nada que ver com o tal de:
(a) O João, com cujo filho conversei ontem... (com cujo filho = com o filho do qual).
Conversei COM o João...
(b) Este livro, a cujo assunto me tenho dedicado... (a cujo assunto = ao assunto do qual).
Tenho me dedicado A este livro...
(c) A Maria, para cuja filha tem ido o meu cuidado... (para cuja filha = para a filha da qual).
O meu cuidado PARA a Maria...
(d) Este livro, em cujo assunto está todo o meu interesse... (em cujo assunto = no assunto do qual).
O meu interesse EM um livro...
(e) O teu quadro, de cuja beleza me tenho ocupado... (de cuja beleza = da beleza do qual).
Tenho me ocupado DE um quadro...

Como vemos, a preposição que precede o pronome cujo não tem nada que ver (e não a ver, como se diz) com o tal de.


Algumas observações importantes:


1) Aspecto interessante, quanto a esse tópico, diz respeito à regência verbal.2) Se funciona como complemento, o pronome relativo depende totalmente da regência do verbo ao qual se liga. Em outras palavras, a preposição que é colocada antes do pronome relativo depende exclusivamente do verbo que está na oração subordinada adjetiva, ou seja, do verbo que fica à direita do pronome relativo.

Um abraço!

Prof. Fascina

Nenhum comentário:

Postar um comentário